Posso me divorciar sem o outro saber? Sim, é possível e explicamos como
- Paula Pimentel
- 13 de fev.
- 1 min de leitura
Há muitos casos em que os casais se separam, deixam de conviver mas não formalizam o divórcio como deveria ser e quando menos esperam, precisam se divorciar mas não sabem mais nada da localização do(a) ex.
Por conta desses casos, em que o casal demora a formalizar uma realidade, ou até mesmo, quando o outro se recusa a assinar os papeis de separação, o nosso ordenamento jurídico aceita o que chamamos de "divórcio unilateral". Ou seja, a pessoa pode se divorciar mesmo que o outro não queira.
Claro que há alguns requisitos que precisam ser cumpridos, mas a depender do caso pode ser feito até em cartório (desde que acompanhado de um advogado). Em outros, só será possível via judicial, ou seja, apresentando o pedido para o juiz deferir o divórcio sem que a outra parte seja ouvida.
Este segundo caso, é a alternativa mais viável, rápida e barata para aqueles brasileiros que moram no exterior, visto que na modalidade do cartório, se faz necessária uma escritura pública autorizando um terceiro a mover o divórcio, o que não é necessário no divórcio unilateral judicial.
Por fim, vale lembrar que essa modalidade de divórcio, é apenas possível em relação ao rompimento do casamento em si, não sendo possível a partilha de bens do então casal, sem o outro saber.
Caso queira fazer uma cotação sobre nossos serviços, clique aqui.
Caso você queira marcar uma consulta e ser atendido por uma advogada especialista em direito internacional, clique aqui.

Comments