Como um estrangeiro pode se tornar um cidadão brasileiro?
- Paula Pimentel
- 11 de mar.
- 2 min de leitura
Chamamos de "naturalização ordinária" o processo pelo qual um estrangeiro pode se tornar cidadão brasileiro, desde que cumpra alguns requisitos.
O pedido é feito de forma administrativa, junto ao Ministério da Justiça, sendo que não há taxas para realizar tal pedido.
Para solicitar a naturalização ordinária no Brasil, o estrangeiro deve atender a alguns requisitos que estão presentes no Regulamento da Lei de Migração.
Requisitos para o pedido de naturalização ordinária
Capacidade civil segundo a lei brasileira;
Residência no Brasil por no mínimo 04 anos ininterruptos, imediatamente antes do pedido;
Comunicação em língua portuguesa (comprovada por entrevista no processo);
Ausência de condenação penal ou comprovação de reabilitação;
Meios de subsistência para si e para sua família.
Além disso, há alguns requisitos que permitem a redução do prazo de residência fixa, para realizar o pedido:
01 ano de residência se o requerente tiver filho brasileiro ou cônjuge brasileiro há mais de 1 ano.
02 anos de residência se já tiver prestado serviços relevantes ao Brasil ou for recomendado por capacidade científica, tecnológica, esportiva ou cultural.
03 anos de residência para cidadãos de países lusófonos.
Se o Pedido for Negado, o que fazer?
Caso o pedido seja negado, o estrangeiro deverá apresentar um Recurso Administrativo junto ao próprio Ministério da Justiça. Apesar de não ser necessária a contratação de um advogado para isso, é recomendável devida a necessidade de ter conhecimento de processo administrativo federal.
Caso ainda permaneça a negativa do Ministério da Justiça, e o estrangeiro tenha comprovadamente preenchido todos os requisitos legais, é possível entrar com o pedido judicial do reconhecimento da naturalização ordinária, por meio de um Mandado de Segurança.
Neste caso, é obrigatória a contratação de um advogado e preferencialmente um profissional que seja especializado em direito internacional ou direito administrativo.
Caso você queira marcar uma consulta e ser atendido por uma advogada especialista em direito internacional, clique aqui.
Para fazer uma cotação sobre nossos serviços, clique aqui.

Comments